sábado, 14 de maio de 2016

CHÁ INGLÊS


Quem nunca leu, viu e ouviu nos livros e filmes que retratam os costumes na Inglaterra, cenas e falas no servimento do chá, a pergunta: "Com leite?" E, na maioria das vezes, o personagem responde que sim, e até complementa: "Açúcar, creme e limão" também.
Vamos conhecer e experimentar essa bebida inglesa desde épocas passadas adaptando-a aos nossos produtos e modo de fazer chá?


Ingredientes:
1 sachê de chá preto ou matte
180 ml de água
180 ml de leite quente ou morno
2 colheres (sopa) de açúcar
1 fatia de limão cortada para incluir algumas gotas no final da preparação.

Uma porção (individual) de creme chantilly

Ferva a água. Passe-a para uma xícara.
Coloque o sachê por aproximadamente 3 minutos dentro da água.
Retire o sachê.
Coloque o leite e misture.
Adoce à gosto.
Adicione 1 colher (chá) de creme.
Se for de sua preferência, inclua umas gotas de limão.




Sabemos que o leite deixa o chá cremoso mas mesmo assim, há quem vá preferir adicionar o creme, que nada mais é, do que o nosso chantilly (que pode ser caseiro também). Você também tem a opção de experimentar sem o limão, que dará um sabor agridoce.
Acho que se não fosse bom, não duraria séculos nas mesas inglesas e incorporadas aos costumes de outros países, concordam?
Para fazer o creme caseiro:
Bata claras em neve e adicione creme de leite e açúcar. 




Conversamos com uma amiga que mora na Inglaterra, Káris Betancort que gentilmente nos contou como é o chá atualmente nesse país.


" Então, o chá aqui é as 5 da tarde mesmo. É costume sim, mas nem todos praticam a rigor. Pelo que conheço, o chá é um tipo de chá preto (lembra um pouco o matte daí) e eles gostam de tomar com leite. Igual o nosso cafezinho com leite. Geralmente são servidos em xícaras grandes. É bem provável que nos filmes, mostrem sendo servidos com um creme branco por cima (é uma mistura de creme de leite batido com açúcar e clara de ovos) e em xícaras pequenas, mas dessa maneira a gente só encontra em casas de chás, restaurantes... O normal é o modelo que citei no início. E os ingleses gostam de acompanhar o chá com biscoitos (cookies) ou os bolos típicos daqui, que são bolo de limão, bolo de cenoura (diferente do nosso, esse é com pedaços de cenoura e geralmente nenhuma cobertura) ou uma torta de maçã (apple pie)."




Vamos experimentar o chá inglês?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!